Submission

 

Submission wrestling  (lit. luta de submissão) também conhecida como submission fighting, submission grappling, sport grappling ou simplesmente como no-gi, é uma fórmula de competição e um termo geral que descreve o aspecto das artes marciais e dos esportes de combate que se concentram no clinch e na luta no solo, com o objectivo de obter uma submissão usando submission holds. É conhecido como combat wrestling no Japão. O termo “submission wrestling” geralmente se refere apenas à forma de competição e de treino que não usa um “casaco”, “gi“, ou “quimono de combate“, muitas vezes usados com cintos que estabelecem a graduação por cor.

O esporte de submission wrestling reúne técnicas de wrestling tradicional americano (catch-as-catch-can), luta livre esportiva, freestyle wrestling, jiu-jitsu brasileiro, judô e sambô. O submission fighting é um elemento de uma grande variedade de esportes sendo muito comum nas artes marciais mistas, pancrácio, catch wrestling, entre outros. Submission wrestlers ou grapplers costumam usar shorts, e roupas coladas à pele, como lycra, sungas e roupascurtas misturadas para que não sejam arrancadas em combate.

Termos Genéricos

Escolas e lutadores de artes marciais misturadas podem usar o termo “submission wrestling” genericamente para se referir aos seus métodos de grappling, evitando qualquer associação com uma arte marcial específica. Submission wrestling também é por vezes usado para descrever a tática (em competições de MMA) que envolve a utilização de habilidades de submission wrestling para derrotar um oponente.

Estilos

Jiu-jitsu brasileiro: um estilo cada vez mais popular, com grande ênfase na luta no solo. Envolve treinamento com e sem quimono.

Catch wrestling: Também chamado de “Catch-as-Catch-Can”, o estilo original de submission wrestling (sem kimono) ensinado nos Estados Unidos e no Reino Unido está tendo um crescimento nos últimos anos.

FILA Grappling: um estilo criado recentemente e patrocinado pela FILA.

Judô: Uma arte marcial japonesa com foco em arremessos de alto impacto, pins, armlocks, e estrangulamentos. Também é um esporte olímpico, e é praticado com o gi, mas por vezes tem sido adaptado para fins de wrestling submissão.

Jujutsu: Uma arte milenar japonesa de wrestling/grappling que coloca uma grande ênfase em joint-locks, estrangulamentos e arremessos. Usa um quimono tradicionalmente, mas o treino sem ele não é incomum.

Luta livre esportiva: Uma forma de grappling nativo do Brasil sem o uso do quimono.

Luta livre vale tudo: Uma forma de luta livre (sem restrições), nativa do Brasil com fortes elementos de submission wrestling.

Pancrácio: Praticado no mundo antigo, combina elementos tanto de boxe (pygme/pygmachia) quanto de wrestling (pale) para criar um esporte de grande esporte de combate, similar às atuais artes marciais misturadas.

Sambô: O estilo russo de grappling que normalmente usa uma jaqueta, mas sem calças kimono. Sambo utiliza leglocks, mas a maioria dos estilos não permitem engasga.

Shoot wrestling: Uma arte marcial japonesa (sem kimono) com base na luta livre, luta greco-romana, sambô, e catch wrestling, que mais tarde incorporou o caratê, muay thai e judô. As duas principais sub-disciplinas do shoot wrestling são o Shooto e e o shootfighting.

Shootoo: A arte marcial japonesa que consiste em catch wrestling, judô, jujutsu, sambô e muay thai.

Combat Submission Wrestling (CSW): Uma forma moderna de wrestling (e sistema de MMA) sem quimono, que utiliza elementos e técnicas do catch wrestling, luta livre, luta greco-romana, judô, shoot wrestling, e sambô. Este estilo tem também um sistema de golpes.

Shootfighting: A arte marcial japonesa que consiste em Muay tailandês e Catch Wrestling.

Submission arts wrestling (SAW): Estilo de submission criado por Hidetaka Aso.

Campeonatos Mundiais

Campeões Mundiais do ADCC 2007

Absoluto: Robert Drysdale / +99 kg: Fabricio Werdum

-99 kg: Xande Ribeiro / -88 kg: Demian Maia

-77 kg: Marcelinho Garcia / -66 kg: Rani Yahya

2007 Fila Wolrd Wrestling Games – Grapping

-125 kg: Jeff Monson / -92 kg: Malcolm Havens / -80 kg: Don Ortega/

-70 kg: Ricky Lundell / -62 kg:Darren Uyenoyama

 

 

Crédito / Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Assessoria de Comunicação / Delta Gold Team-PE

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: